quinta-feira, 16 de abril de 2009

O preço de uma vida

Qual a diferença entre os que morreram nos ultimos terramotos em Itália com os que morreram nos terramotos de 2008 na China?

Além do que na China morreram mais de 8700 pessoas e em Itália cerca de 290. A diferença não está no número mas no inpacto que cada ocorrência teve nos nossos meios de comunicação e nas próprias conversas do nosso dia-a-dia.

Itália está mais perto, culturalmente, geograficamente e gastronomicamente do que a China. Isto provoca em nós uma compaixão generalizada pelo que aconteceu em Itália. Compaixão esta que não se assistiu o ano passado com o mesmo fenómeno (com proporções muito maiores) na China.

Mas... qual é o preço de uma vida?
Não são todas vidas?
Merecedoras de compaixão? Merecedoras de quem chore pela sua perda?
Porque umas noticias nos chocam mais do que outras?
Porque somos mais sensiveis a desastres quando estes acontecem mais perto de nós?

Mas ainda assim, estes dias foram dias da celebração da Páscoa. A celebração de alguém que se sacrificou por todas as vidas deste planeta, sem escolher o bom do mau, o mais importante do menos importante, o mais bonito do mais feio, o mais merecedor do menos merecedor.

Graças a Deus por Jesus que valorizou cada um de nós.


1 comentário:

peterjonhansen disse...

É verdade, sabes eu acho que os números que nos chegam da china não nos impressionam... isto não é muito positivo, e essa falta de identificação é muito preocupante, não só com a china, mas também com o mundo árabe... como cristãos devemos quebrar essas barreiras!*