segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Argentina - II

A Argentina, é um país da América do Sul, limitado a norte pela Bolívia e pelo Paraguai, a leste pelo Brasil, pelo Uruguai e pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Estreito de Drake e a sul e a oeste pelo Chile. Sua capital é a cidade de Buenos Aires.

O Estado argentino é uma república federal presidencialista. É o país da América Latina com o maior PIB per capita.
Por sua extensão, a Argentina é o segundo maior país em tamanho da América do Sul depois do Brasil e o oitavo do mundo. Ocupa uma área de superfície continental de 2.766.889 km² (1.078.000 km²) entre a cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico Sul a leste e sul. O país reivindica os territórios britânicos controlados das Ilhas Malvinas (inglês: Falkland Islands) e das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul. Sob a denominação de Antártica Argentina, ela reivindica 96.464 km² da Antártica, abrangendo outras reivindicações feitas pelo Chile e pelo Reino Unido.

Cataratas del Iguazú
A área das Cataratas do Iguaçu (em espanhol, Cataratas del Iguazú) são um conjunto majestoso de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná), localizam entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e no Parque Nacional Iguazú, Misiones, na Argentina. A area total de ambos parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta sub-tropical e declarada como Patrimônio Natural da Humanidade.

Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno localiza-se na Argentina e está situada entre os 47º e 51º de latitude sul. Extende-se desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo 5km de largura e 60m de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. O Glaciar Perito Moreno é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.
É um dos glaciares mais imponentes e já foi chamado de "oitava maravilha do mundo", devido à vista que se tem de seu topo. Localizada em uma zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, localizada ao sul da Argentina. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 glaciar.

Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8.000 quilômetros de extensão e, em seus trechos mais largos, 160 quilômetros do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4 mil metros e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 metros.
Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano. O Altiplano é compartilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

3 comentários:

L.Nunes disse...

aaaah, o q eu n dava p poder fotografar essas imensas e belas coisas todas!!!

tb gostava d saber qual a sensação d viver num país com mais do que um país como fronteira.. acho que não dá tanta a sensação de claustrofobia (mas isso e o q diz a minha cabeça, portanto não liguemos a isso).

kisses!

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Sarita de Portugal disse...

Amiga e a Patagonia??? Quando é que vais ensinar umas coisas acerca da Patagónia?? Também fica la pos teus lados.
Muito bom este blog.
Beijinho sis